sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Brasileiro no exterior? É massa.

Portugueses, alemães, espanhóis, índios, e muitos outros. O Brasil é tão receptivo que todas estas culturas conseguiram encontrar seu espaço no vasto território brasileiro, tornando-se parte do nosso país. Entretanto, quando falamos de viagens dos brasileiros ao exterior, uma cultura se sobressai às outras - ao menos na área alimentícia: a italiana.


Quem tem boca come em Roma. 

Pesquisa realizada pela
Hoteis.com mostra que, quando em viagem ao exterior, 60% dos brasileiros optam pelas massas, calzones, vinhos e outras delícias oriundas do país da bota, trilhando o saboroso caminho dos carboidratos e molhos de tomate. Mas o nacionalismo também falou alto, e, em segundo lugar na preferência dos nossos compatriotas ficou a cozinha brasileira, mostrando que a saudade de casa sempre pode ser diminuída com os temperos de casa, principalmente da feijoada (a mais apreciada entre os entrevistados, com 66% dos votos) e o churrasco (63%). A medalha de bronze alimentícia ficou com os refinados pratos franceses, mostrando que a origem da palavra "chef" não é por acaso e que há muito mais entre os pães e queijos da França do que supõe a nossa vã filosofia culinária.


Liberté, egalité, cuisine.

Itália e França também sobem ao pódio quando falamos de âmbito global, de turistas internacionais, ficando respectivamente em primeiro (32%) e segundo (24%) lugares no ranking. Entretanto, há um exército de sushis, sashimis e tempuras atacando o mundo ocidental sem piedade, ficando com 18% na preferência dos viajantes (terceira posição para a culinária japonesa) e ganhando mais território a cada sol nascente. Para aterrorizar ainda mais o oeste, o lado oriental ainda possui mais quatro países na lista dos 10 favoritos dos turistas: China (13%), Tailândia (8%), Taiwan e Índia (5% cada). Uma aliança da Itália e França com a Espanha (na quinta colocação, com 11%) e Estados Unidos (sexto lugar, com 10%) parece inevitável para tentar conter o avanço dos pratos exóticos do oriente.

Armado, perigoso e delicioso.

A pesquisa também mostra que a maioria dos brasileiros gosta de experimentar coisas novas quando está visitando algum destino - são 66% os desbravadores que não hesitam nem diante de temperos desconhecidos e receitas nada familiares (e 44% gostam de experimentar pratos típicos dos locais que visitam) -, enquanto 31% preferem ficar só no "velho e bom" e não arriscar em algo novo. Os resultados das entrevistas ainda indicam importância da culinária para as viagens turísticas, uma vez que 52% dos entrevistados afirmaram que uma boa gastronomia é um elemento essencial quando se define uma viagem, principalmente a dois. 

Dizem por aí que a melhor forma de conquistar um homem ou uma mulher é pelo estômago. Talvez seja verdade, talvez não, mas uma coisa é certa: uma das melhores formas que um destino tem de conquistar os turistas é pela culinária.

Fonte: Hotelier News

Nenhum comentário:

Postar um comentário