segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Aplicativo turístico ajuda brasileiros que retornam ao país

Já que tecnologia tem tudo a ver com a CINCO TI Viagens, não poderíamos deixar de fora do blog uma notícia tão importante e ligada ao que vivemos todos os dias: o aplicativo “Viajantes no Exterior”, da Receita Federal, ajuda os brasileiros que retornam ao país após uma viagem internacional.


Como? A partir do menu do aplicativo, o viajante pode, antes mesmo de pisar em solo brasileiro,  navegar pelos itens “Vídeo Informativo”, “Dicas de Viagem”, “Avaliação” e “Assistente DBA”, e poderá tirar dúvidas sobre as regras de bagagem, consultar produtos isentos de Imposto de Importação e até simular o valor do tributo. O app é bem simples e intuitivo. Todas as informações contidas no aplicativo também estão disponíveis no site da RF. O app é gratuito e está disponível para Android 2.1 ou superior na Play Store. Ainda não está disponível para iOS – iPhone/iPad/iPod, mas tem previsão de ser lançado na Apple Store nos próximos dias.


A ideia é que uma futura versão do aplicativo possa ainda agilizar a entrada de quem virá para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A intenção é que o “Viajantes no Exterior” evolua e permita que a própria Declaração de Bagagem Acompanhada seja feita via tablets ou smartphones, o que certamente vai facilitar o processo de chegada de pessoas no Brasil.


Importante Saber: Cada passageiro, por meio aéreo ou marítimo, tem uma cota de isenção de imposto de até 500 dólares. Para pessoas viajando por meio terrestre, o valor cai para 300 dólares. Não entram na conta bens de uso pessoal, como roupas e sapatos, uma máquina fotográfica, um relógio e um telefone celular, desde que usados durante a viagem. Acima do valor da cota, o contribuinte tem que pagar 50% de Imposto de Importação sobre o que exceder o valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário