terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Destinos: Isla Margarita e Los Roques – Venezuela (Parte II)

Na segunda parte do relato de viagem pelos destinos paradisíacos da Venezuela, Sheila Rode, da Amica Turismo nos conta sobre Los Roques.


Los Roques é um arquipélago situado no mar caribe, a 168 km ao norte de La Guaira, o porto da Venezuela. O lugar foi declarado Parque Nacional em 1972, em função de sua importância ecológica. O destino é bastante procurado pelos amantes dos esportes aquáticos de ação como windsurfe e o kitesurf, e também pelos amantes do mergulho e da pesca. Um verdadeiro paraíso na terra, onde impera a simplicidade e a beleza natural. Aproveite as dicas e percepções da Sheila sobre Los Roques e boa viagem.

Dicas de voo, bagagem e taxas: Para embarcar para Los Roques, é necessário fazer o pagamento de uma taxa de 38 Bsf (bolívares), cerca de 9 dólares. Ao desembarcar no Aeroporto de Gran Roque – em Los Roques, é necessário fazer o pagamento de mais uma taxa de 160 Bsf por pessoa. Mas na saída, ao embarcar de Los Roques para Caracas, não é necessário pagar essa taxa novamente. Tome cuidado com o peso da bagagem, inclusive as de mão, tudo é pesado. O máximo permitido são 10 Kg por pessoa, o restante é cobrado como excesso, 4 Bsf por quilo excedido.

Os voos de Caracas a Los Roques são feitos em aviões no melhor estilo “teco-teco” e duram de 30 a 45 minutos, dependendo do tamanho da aeronave. Viajamos com a Chapi Air. Na ida o aviãozinho tinha 12 lugares e na volta, apenas oito.

Não é difícil encontrar o balcão dessa companhia aérea. É o único balcão que não tem logotipo! Aqui vai uma dica importante: compre as passagens antecipadas via agência de turismo, pois não há muitos lugares nos voos até Los Roques.


Ao sentar-se na poltrona do “teco-teco”, tente ficar do lado esquerdo, pois após uns 20 minutos de voo começam a aparecer as imagens do paraíso!

Não há grandes luxos no Paraíso: Ao chegar a Los Roques, encontramos um aeroporto improvisado, às margens da praia, onde apenas uma corda separa a pista de pouso do local onde ficam os passageiros. Dá pra acreditar?


Depois de pagar a taxa para passageiros internacionais, as bagagens passam pela inspeção de cães de guarda da polícia venezuelana. Nada de Raio-x. Aqui a coisa é diferente.

Los Roques é uma ilha de pescadores, bem simples, o único veículo que há na ilha é o caminhão do lixo! O meio de transporte oficial dos moradores são as lanchas, utilizadas para ir de um cayo (ilhas pequenas) a outro.

Não há luxos por lá e a maioria das pousadas não possuem chuveiro com água quente; um requinte encontrado somente nas pousadas mais caras. A energia elétrica da ilha é fornecida por geradores. Não se espante se faltar energia ao menos uma vez ao dia. O Henrique (meu filho de 3 anos), não gostou muito de tomar banho frio (tadinho!), mas os adultos não sentem falta da água quente no chuveiro, já que a temperatura média do local fica em torno de 35ºC.

Ficamos hospedados na Pousada Guaripete, bem pequena, mas com uma equipe muito atenciosa e hospitaleira. Sempre preocupados em ajudar a planejar os passeios diários dos hóspedes. A hospedagem tinha todas as refeições incluídas, e a comida era simplesmente maravilhosa. Incrível estar em um lugar tão simples, mas com pratos tão deliciosos.

Todos os quartos eram equipados com ar condicionado, mas nenhum com TV, aliás, se você quiser TV não é o lugar para ir. E cá entre nós, quem precisa de TV no paraíso? Los Roques é um brinde à simplicidade. O “transfer” do aeroporto até a pousada é feito por um funcionário descalço, que vai buscar as bagagens puxando um carrinho.


Não esqueça de levar muito protetor solar, máscara de mergulho, repelente e aparelho de tomada para mosquitos. Aproveite toda a simplicidade que o paraíso pode oferecer com vista para as águas claras do Caribe, comida espetacular e muito sol. Relaxe e se deslumbre com Los Roques. 


Ficávamos em êxtase observando as cores do mar nos passeios de lancha e o mergulho dos pelicanos no mar para caçar peixes. É um show!


Nenhum comentário:

Postar um comentário