terça-feira, 6 de setembro de 2011

Porto muito Alegre – descubra os encantos de Porto Alegre

Seja sincero, quantas vezes você pensou em Porto Alegre como destino turístico? A capital dos gaúchos é sempre lembrada pelo belo pôr-do-sol às margens do Guaíba e pela hospitalidade de sua gente. Mas quando o assunto é atrativos turísticos, Porto Alegre não é a primeira cidade brasileira na lembrança dos turistas. Mas isso não significa que a cidade não tenha seus encantos, quer ver? Separamos algumas possibilidades de turismo em Porto Alegre, curte aí:

Linha turismo – City tour
Porto Alegre oferece ao visitante um city tour rápido, divertido e seguro, com roteiros que exploram o centro histórico da cidade e a zona sul. O ônibus possui o segundo andar aberto, e janelas panorâmicas. Os veículos possuem acessibilidade universal e contam com guias de turismos especializados e bilíngues, credenciados pelo Ministério do Turismo. O percurso é de cerca de 80 km e tem duração média de 80 minutos.

Ônibus da Linha Turismo. Foto: Abrajet RS 
Zona Sul O roteiro passa por 10 bairros, com mais de 30 atrativos, como o Calçadão de Ipanema às margens do Lago Guaíba, o Santuário Mãe de Deus, no alto do Morro da Pedra Redonda, que oferece uma vista de 360° dos morros e da cidade.

Centro Histórico O passeio pelo centro histórico visita atrações como o Complexo Arquitetônico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Parque Farroupilha (Redenção), onde aos Domingos ocorre o Brique, Parque Moinhos de Vento (Parcão), Shopping Total, Praça da Matriz, Mercado Público, Casa de Cultura Mário Quintana, Usina do Gasômetro, os estádios Beira-Rio (Internacional) e Olímpico (Grêmio), entre outros pontos da cidade.

Vídeo de Porto Alegre como cidade sede da Copa 2014

Caminhos Rurais
Os Caminhos Rurais ampliam as opções de lazer na Zona Sul, em bairros onde a história está nos costumes, na arquitetura, nas ruas, nas figueiras seculares das praças, nas festas populares, nos produtos coloniais, no artesanato, nas cantinas e restaurantes. Porto Alegre é a segunda capital do país em área rural, cerca de 30% de seu território. O que contribuiu para que a ONU considerasse a cidade como a metrópole com melhor qualidade de vida do país. Surpreenda-se com a possibilidade de voltar às origens, fazendo uma vivência de turismo sustentável, a poucos minutos do centro da cidade.

Videiras produtivas a poucos minutos do centro da cidade - Divulgação PMPA
Viva o Centro a Pé
O centro histórico de Porto Alegre é um lugar perfeito para se viver a pé. No projeto Viva o Centro a pé são promovidas caminhadas orientadas por professores e estudiosos de história, arquitetura e artes, que comentam as mudanças no cenário da metrópole ao longo de seus 239 anos de fundação. As inscrições devem ser feitas com antecedência e têm como contrapartida a doação de um quilo de alimento não perecível, que será encaminhado para instituições ambientais. Há ainda a opção de doação de ração para cães e gatos atendidos pelo programa de Bem-Estar Animal do município.

Visão da janela do Memorial do Rio Grande do Sul no Centro Histórico de Porto Alegre
Foto: Tiago Zaniratti

Parques
Os parques são grandes pontos de encontro da população de Porto Alegre. Árvores centenárias, espécies vegetais típicas do Rio Grande do Sul e do Brasil, bem como algumas exóticas em espaços de sociabilidade, que conciliam atividades culturais e até mesmo manifestações políticas, como equipamentos de lazer e recreação. Existem opções para todos os gostos em todos os pontos da cidade, os principais parques da cidade são o Jardim Botânico, Parque Farroupilha, Harmonia e Moinhos de Vento.

Artistas em apresentação nos Parques de Porto Alegre 
Foto Tiago Zaniratti
Jardim Botânico Com uma área de aproximadamente 43 hectares dispõe de coleções científicas com mais de 2.000 exemplares, de 725 espécies, distribuídas nas diferentes áreas abertas do parque. Conta com um Banco de Germoplasma, um banco de sementes e um viveiro de mudas, além de desenvolver atividade de educação ambiental. O Museu de Ciências Naturais está sediado no parque conservando espécies da flora e da fauna do patrimônio natural do Estado.


Parque Farroupilha (Redenção) Nos seus mais de 37 hectares de passeio o visitante poderá encontrar 45 monumentos em cobre e mármore, uma fonte luminosa, o Monumento ao Expedicionário constituído de um duplo Arco do Triunfo com esculturas em relevo que homenageiam os pracinhas da 2º Grande Guerra. Parque de diversão infantil, pedalinhos, (barcos para dois tripulantes movidos por pedais), canchas de futebol e de bocha, passeio para bicicletas, pista de atletismo, aparelhos de ginásticas. Aos Domingos o parque abriga o Brique da Redenção com mais de 300 expositores - artesãos, antiquários e artistas plásticos – e é o ponto de encontro tradicional dos porto-alegrenses, quase sempre acompanhados do tradicional chimarrão.

Parque da Redenção. Foto Divulgação PMPA

 
Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) Caracteriza-se por reunir diversos aspectos da tradição gaúcha, com churrasqueiras ao ar livre e galpão crioulo, espaços destinados à manutenção e prática da cultura tradicionalista. Conta com recantos de recreação infantil, futebol na areia, quadras de vôlei, canchas de bocha, local para pesca, aero e nautimodelismo.

Passeios de Barco
Porto Alegre é banhada pelas águas do Guaíba, palco de um generoso pôr do sol. Existem opções de passeios de Barco para visitação das ilhas do Guaíba, Delta do Jacuí, Farol de Itapuã, Happy Hour a bordo, visita à Ilha do Presídio (que recebeu prisioneiros políticos no período de ditadura militar), e até mesmo a possibilidade de uma festa a bordo.
O Cisne Branco é um dos barcos que realiza passeios no Guaíba - Foto: Tiago Zaniratti

Descubra os encantos de uma das cidades sedes da Copa do Mundo de 2014. Consulte a Amica Turismo para personalizar sua viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário