quinta-feira, 19 de maio de 2011

Dicas para não ser barrado em Londres

Oláá!

Recebemos muitas perguntas sobre vistos, imigrações, o que precisa fazer, falar, apresentar, etc. Então é por isso que o post de hoje é para orientá-los sobre como não ser barrado na imigração de Londres. Veja as dicas abaixo!




Passagem de volta: para eles é muito importante que você tenha em mãos a sua passagem de volta, pois isso "garante" que você não permanecerá no país deles. Não tente enrolá-los, qualquer divergência, adeus Big Ben!

Dinheiro: tenha dinheiro suficiente para te manter durante toda a sua estadia. Mostre seu dinheiro, seu extrato bancário, seus cartões, documente seus limites, comprove que você tem grana para se sustentar. O aconselhável é ter em média U$75 por dia. Mesmo se você for como estudante e podendo trabalhar 20h por semana, não conte com isso. Se garanta antes de ir. Nunca diga que vai ficar mais tempo do que o seu dinheiro possa cobrir, a menos que você possa provar que irá receber ordens de pagamento do Brasil. Se não tiver como provar, é bem provável que será rejeitado, já que o método deles é “if in doubt, keep them out”. Como na maioria dos casos, o visto é concedido por seis meses, mesmo que o turista diga que pretende ficar por menos tempo, é melhor dizer que pretende permanecer apenas pelo período que você pode comprovar que tem como se manter.

Bagagem: Nunca traga nada de terceiros sem saber o que é, incluindo bilhetes e cartas. Quando decidem checar a sua bagagem, eles investigam tudo e às vezes até traduzem cartas pessoais. Qualquer menção a trabalho ou cursos (se você não disse que pretendia estudar) levantará suspeitas. No caso de drogas, a situação é mais grave. Caso encontrem drogas na sua bagagem, você vai tomar chá de canequinha por um bom tempo. Mesmo que seu vôo esteja apenas fazendo escala em Londres, o julgamento é na Inglaterra e se for condenado, a pena (de 6 a 12 anos) é cumprida em penitenciária britânica.

Entrevista: O fato de ter preenchido as condições acima ainda não garante a sua admissão. O oficial de imigração pode querer saber os motivos de sua viagem e ainda existe a possibilidade de rejeitá-lo apenas por achar que o seu comportamento não é conveniente para o país. Não existe um padrão para essa avaliação. Se o oficial suspeitar, mesmo não tendo provas, ele tem autonomia para barrá-lo. Outra pergunta comum é sobre as suas atividades no Brasil e eles esperam que elas sejam relacionadas à sua viagem. Se, por exemplo, você é estudante no Brasil e está viajando fora do período de férias escolares, eles vão querer saber por que. Antes de dizer que tem conhecidos na Inglaterra, esteja certo de que eles saibam da sua vinda, pois eles podem ser contatados para confirmar suas intenções. Ter amigos ou parentes no Reino Unido nem sempre ajuda. Muitos oficiais suspeitam de que se você tem contatos com residentes aqui, você veio para ficar e vão fazer várias perguntas sobre essa pessoa. Caso alguém vá esperá-lo no aeroporto, eles podem chamar essa pessoa para confirmar o que você disse antes de carimbarem o visto no seu passaporte. Se você disser que não conhece ninguém e tiver alguém à sua espera é bem provável que eles não o deixem entrar. 

Hospedagem: se você for ficar na casa de algum conhecido, peça para que essa pessoa lhe escreva uma carta-convite, dizendo que você se hospedará lá, com endereço, período, telefone. Se for para albergue ou hotel, tenha o comprovante da reserva.

Vínculo: leve documentos que comprovem seu vínculo com o Brasil. Carta do emprego, comprovante de matrícula em algum curso, contrato de empresa ou documento de carro. Nem sempre é solicitado, mas é bom levar junto.

Escola: Quem pretende fazer um curso de curta duração, ou seja, inferior a seis meses, não precisa autorização de entrada, pode obter o visto na chegada. Se você pretende estudar, é necessário comprovar que além de ter pago pelo curso, você tem como se manter durante a sua estadia. Lembre-se embora os estudantes possam trabalhar até 20 horas por semana, os oficiais da Imigração esperam que você não conte com um emprego de meio período para se manter. Na prática, esse emprego seria um extra e não uma fonte de renda para pagar por transporte, acomodação e outras necessidades básicas. Se você não tem muito dinheiro mas seus pais o ajudarão no decorrer do curso, esteja preparado para esclarecer como o dinheiro será enviado.


Entry Clearance / Autorização de entrada: Os brasileiros recebem o visto ao chegar no Reino Unido mas para quem pretende permanecer por mais de seis meses é necessário obter uma “entry clearance” (autorização de entrada) no Consulado Britânico (www.britishembassy.gov.uk) antes de sair do Brasil, preenchendo o formulário VAF1. Trata-se de um adesivo que é colado no passaporte do viajante. Existe uma taxa e a solicitação deve ser feita com uma certa antecedência. Verifique as datas na etiqueta colada no seu passaporte e observe também que você não pode viajar antes da data que consta na etiqueta. Certifique-se de que ela cobre o período necessário, verificando se a “expire date” coincide com o término do seu curso. Se houver qualquer erro você pode pedir ao Entry Clearance Officer que faça as devidas correções. 
Fonte:http://tinyurl.com/yfl4sae

Mas o que vai mesmo te deixar entrar no solo real, é a boa vontade do oficial que lhe atender! Então, boa sorte! :)

Até o próximo post! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário