quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Museus de graça na Europa




Oláá!
Não tem como ir para a Europa sem visitar um museu, não é mesmo? Por mais que você não entenda nada de arte ou história da arte, é emocionante ver a Mona Lisa cara-a-cara. Mas muitas vezes esse programa é facilmente trocado por outro, pelo seu valor, ainda mais em euros. Por isso, que venho nesse post, indicar alguns museus que abrem suas portas gratuitamente em um dia da semana específico. Aproveitem!


Barcelona, Espanha

Museu Picasso

O museu dedicado a um dos maiores artistas do século XX tem no seu acervo 3800 obras e sempre tem em sua programação exposições temporárias. Ingressos gratuitos sempre no primeiro domingo de cada mês. 
Londres, Inglaterra 

National Gallery

Programa imperdível para os amantes de arte de passagem por Londres. Um dos museus mais completos do mundo, a National Gallery reúne obras raras de toda a História da Arte, com destaque para Rembrandt, Monet, Leonardo da Vinci, Vincent van Gogh, Renoir, entre tantos outros. Ingressos gratuitos todos os dias. 

British Museum

A enorme coleção desse museu criado em 1753 é formada por cerca de sete milhões de objetos, vindos de todos os continentes, com o objetivo de documentar a história humana desde o seu início até os dias de hoje. Ingressos gratuitos todos os dias. 

Tate Modern

Este museu de arte moderna foi aberto em 2000 e desde então é parada obrigatória para quem vai a Londres. Com renomadas mostras temporárias de arte moderna e contemporânea, tornou-se a terceira maior atração londrina quando o assunto é arte. Na coleção da Tate Modern podem ser vistas obras de Picasso, Matisse, Francis Bacon, Chagall, entre outros artistas do século XX. Ingressos gratuitos todos os dias. 

Madri, Espanha

Museu do Prado

O mais importante museu da Espanha tem um acervo valioso de pintura e escultura. Entre os artistas que podem ser apreciados no Prado estão Goya, Ticiano, Rembrandt, entre outros. Ingressos gratuitos de terça a sábado, depois das 18h, e aos domingos, depois das 17h. 

Museu Reina Sofía 

Localizado no centro de Madri, o Museu Reina Sofía é dedicado à arte contemporânea, especialmente as vanguardas espanholas. Em 2008, foi aberto ao público o terraço do museu, com vista para a cidade e construído na ampliação da pinacoteca feita em 2005. O acesso ao terraço é gratuito. Ingressos gratuitos aos sábados, a partir das 14h30, e aos domingos, das 10 às 14h30. 

Paris, França

Louvre

O museu mais famoso da França – e um dos maiores do mundo – fica no centro de Paris e abriga obras como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, a Vênus de Milo, entre tantas outras. O acervo possui mais de 380 mil peças e mais de 35 mil obras de arte ficam sempre em exposição. O Louvre está dividido em oito departamentos e é preciso separar um dia, ou até mais, para visitar tudo. Ingressos gratuitos no primeiro domingo de cada mês e mais barato às quartas e sextas, depois das 18h. 
Centro Georges Pompidou

Um dos mais visitados de Paris, o Centro Georges Pompidou foi fundado em 1977 e abriga museu, teatros, biblioteca, entre outros eventos culturais. Ingressos gratuitos no primeiro domingo de cada mês, mas o acesso a algumas exposições pode ser pago mesmo nesse dia.

Roma, Itália


Os Museus Vaticanos guardam algumas das melhores coleções de arte do mundo. A Igreja Católica é guardiã de tesouros que datam da antiguidade ao Renascimento, dispostos em uma série de palácios, apartamentos e galerias que, como em um labirinto, levam o visitante até a grande atração: a Capela Sistina, a obra-prima de Michelangelo. Ingressos gratuitos no último domingo de cada mês.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário